As quadrilhas - tradição e modernidade

Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, as grandes festas populares brasileiras ganharam espaço na mídia. O crescimento das festas tradicionais vem passando, e do modo como vem se inserindo na modernidade, ela tem absorvido elementos novos sem abandonar suas principais características e mediando as relações entre tradição e modernidade, urbano e rural, entre muitas outras, de todas as festas.






Festa Junina- CEGAM 2010

Dança típica das festas juninas, a quadrilha é considerada uma herança do folclore francês acrescida de manifestações típicas da cultura portuguesa. Ela é inspirada na contradança francesa e sua origem, no Brasil, está na chegada da corte real português, no começo do século passado. Muitas das ordens desta dança transformaram-se em comandos típicos da quadrilha “caipira”, como os termos "anarriê" (en arrière, que significa "para trás”) ou "anavã" (en avant, que significa "em frente”), "changedidame" (changer de dame, ou seja, "trocar de dama"), "chemandidame" (chemin de dame, “caminho de damas”) ou "otrefuá" (autre fois), ”outra vez”.






12 de Junho-Dia Dos Namorados

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo.










Decorando o CEGAM para quadrilha-2010

Com a participação de professores e alunos, a decoração da festa junina é sempre feita com imenso prazer... Para fazer uma festa junina é preciso escolher uma data e pensar nos preparativos: decoração da escola, quadrilha.






Ensaiando para dançar quadrilha -2010


Acredita-se que estas festas têm origens no século XII, na região da França, com a celebração dos solstícios de verão (dia mais longo do ano, 22 ou 23 de junho), vésperas do início das colheitas. No hemisfério sul, na mesma época, acontece o solstício de inverno (noite mais longa do ano). Como aconteceu com outras festas de origem pagã, estas também foram adquirindo um sentido religioso introduzido pelo cristianismo, trazido pela igreja católica ao Novo Mundo.A comemoração das festas juninas é certamente herança portuguesa no Brasil, acrescida ainda dos costumes franceses que a elas se mesclaram na Europa.




Provas da OBMEP 2010

Foram aplicadas em todo o país neste dia 08 de junho as provas da Iª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2010. A prova representa um importante instrumento para avaliar o desempenho dos alunos das escolas públicas brasileiras e, ao mesmo tempo, estimular o gosto pela disciplina.

"A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público.













Rádio Educom


Programas de rádio feitos por alunos do CEGAM mostram o alcance pedagógico da educomunicação




Copa 2010

Pesquisa realizada pela professora, Ivanete Aparecida e alunos